quinta-feira, 16 de outubro de 2014

+1

Tem uma menininha aqui em casa chamada Sophie que vive preocupada com datas comemorativas: quando vai ser a Páscoa, o Natal, o Dia das Crianças e, claro, seu aniversário.
Vez ou outra ela me aparece com essas perguntas:
- Pecão, quanto falta pro Natal?
- Dois meses.
Como não compreende ainda a passagem do tempo, ela me pergunta quantos dias são 2 meses:
- Uns 60 dias.
- TUDO IIIIIIISSOOOOOOOO?
É, tudo isso.

Semana passada ela me perguntou do aniversário:
- Ih, Sossô, aniversário agora só no ano que vem.
- Ah, que chaaaatooo!
E emendou:
- Pecão, a gente cresce só quando faz aniversário, tudo de uma vez?
Expliquei que não, que a gente não para de crescer, toda hora crescemos,  até uma certa idade: dizem que depois até diminuímos.
Ela ficou razoavelmente satisfeita com a explicação. Eu, nem tanto.

É claro que ela queria saber sobre o tamanho, a altura. Mas não necessariamente paramos de crescer, não, Sossô. Pelo menos enquanto queremos. Um exemplo: antes você gostava de Galinha Pintadinha, hoje de Monster High. A Galinha já não te satisfaz. Já pensou gostar de Galinha Pintadinha pro resto da vida? - se bem que, desde que me lembro, gosto do Chaves, mas isso não vem ao caso. Bom, pode bem ser que você goste de ambos pelo resto da vida.
Caramba, complicado explicar. Vou dar outro exemplo.
Você sempre pergunta se, quando a gente come semente de fruta, nasce um pezinho da fruta na nossa barriga. E eu te digo que não, que quando comemos a semente ela sai da nossa "pança gorda" pelo jeito natural, como sai todo o resto. Respondo assim para você perder o receio de comer melancia - e, claro, não me dar ao trabalho de tirar semente por semente. Mas, mais alguns anos pra frente, você terá noção de que era uma resposta simplista. Veja: os passarinhos comem algumas sementes e, depois de passarem pelo processo digestivo das aves, as sementes brotam por aí, crescendo assim as plantas. Mas pra você entender isso precisará antes entender como funciona o processo digestivo das aves, o sistema reprodutor das plantas, suas táticas para que atraiam os pássaros a comerem seus frutos, et cetera, et cetera. A ideia que passo agora para você um dia não caberá em si, e o seu aprendizado se expandirá. Isso também é crescer.
Mais um exemplo, agora comigo: tem algo que as pessoas vestem que são as chamadas "gola V". Usei durante um tempo, e hoje não há força no mundo que me faça vestir algo parecido! Antes eu achava o.k. - como diria o Cavaleiro Sanguinário do Hora de Aventura: "TSC! TSC!" - , agora quando me lembro que usava me vem a frase "teu passado te condena". Mudamos. Mudança também é crescer.
A gente cresce que nem percebe, Sossô. Ontem eu lembrava que era meu aniversário: hoje, se eu não acordasse com um bom dia da sua mãe me lembrando dele, era capaz de lembrar só lá pela tarde.
Crescemos sem parar, é ininterrupto. Aniversários talvez ajudem somente a nos notarmos crescidos, talvez por nos percebermos um ano mais velho e nos leve a uma análise do tempo, da vida.
Não ficarei maior a cada ano (talvez só para os lados, mas eu sou daqueles E.T.s que comem, comem e não engordam): você sim. E ambos cresceremos. Pro-me-to!

Só não expliquei ainda tudo isso pra você porque, depois que eu respondi que a gente cresce a toda hora, você me disse:
- A vó Dina disse que a gente percebe que cresceu quando nossas roupas não cabem mais na gente.
Espantado, concordei. Pois é assim mesmo, inclusive com nossas idéias. Elas não cabem na gente. Algumas abandonamos, outras agregamos e outras tantas incrementamos. Isso é crescer.

Eu nunca explicaria melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário